quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMO FAZER BIOFERTILIZANTE - Como fazer em tambores - Como produzir em bombonas - Método caseiro e simples - Fermentação de materiais orgânicos dentro da água - Adubo líquido e defensivo natural - Ensinado no segundo mês do Curso de Olericultura Orgânica, no assentamento Nova São Carlos, em São Carlos-SP


No segundo mês do curso de Olericultura Orgânica, no qual estão participando vários assentados e assentadas, o professor Diego ensinou como fazer fertilizante líquido em tambores.

O método abaixo não foi exatamente o que o professor ensinou. No curso prático há mais detalhes instrutivos, além de você participar na preparação do biofertilizante e aprender mais.

O curso está sendo ministrado no lote da Maria Marruá, é subsidiado pelo Senar, o Sindicato Rural e apoiado pela Prefeitura de São Carlos.


Um modelo aberto, com adição de farelo dentro de um saco
(não foi ensinado abaixo) e outro modelo lacrado, para
monitorar a fermentação do biofertilizante líquido.
Como fazer fertilizante líquido orgânico - modelo simples -, em passos :

Passo 1 - Local : se for no tempo do calor, é conveniente o tambor (ou bombona) ficar em um local sombreado. No tempo do frio, para apressar a fermentação, deixe o tambor em local de bastante sol.

Passo 2 - Encha um tambor de mais de 200 litros com água até um pouco mais da metade.

Passo 3 - Complete até uns 15 cm da boca com capins e folhas verdes diversas. Quanto mais verde, melhor, pois produzirá mais nitrogênio e outras substâncias benéficas. Enquanto vai enchendo com capim e folhas verdes, pressione para conter uma boa quantidade.

Passo 4 - tampe com a tampa original ou qualquer material que não deixe entrar moscas. Neste modelo mais simples não é necessário vedar.
O capim napie, por exemplo, pode ser utilizado tanto
para a produção de composto de pilha, como na mistura
dos materiais orgânicos para a produção de biofertilizante
líquido.

Passo 5 - Aguarde aproximadamente 1 mês. O biofertilizante estará pronto para ser usado. Basta coar em com uma peneira ou pano fino.

Passo 6 - Como aplicar nas plantas : Como adubo para hortaliças, dissolver na proporção de 1:3, ou seja, uma porção da solução nutritiva diluida em três porções de água. Por exemplo : dissolva 10 litros de biofertilizante em 30 litros de água. Dois dias antes da colheita é aconselhável regar as verduras com água pura.
Como defensivo natural de pragas e doenças : dissolver na proporção de 1:1 ou 1:0.5. Por exemplo, para garantir maior proteção, dissolver três litros de biofertilizante em 1,5 litros de água.

OBS : O tipo de fermentação que ocorre na produção do adubo líquido orgânico é a anaeróbica, aquela que acontece sem a presença de ar(oxigênio). Ocorre, então, uma fermentação pútrida, de um forte cheiro, que algumas pessoas acham desagradável e que vai diminuindo à medida que o tempo vai passando. Mas isto não é prejudicial às plantas. Ao contrário, são substâncias nutritivas, enzimáticas e repelentes que só nutrirão as plantas adequadamente e as protegerão de muitas pragas e doenças. Se você quiser evitar o cheiro nas mãos, use luvas de borracha e utensílios  para a manipulação, de tal forma a evitar contato com o corpo ou cair respingos na roupa de trabalho.


Modelo 2 - Tambor com torneira e indicador de fermentação

Este modelo é igual ao anterior, mas com alguns aperfeiçoamentos :

Este modelo de digestor para produção de adubo natural
líquido foi feito no curso. Ele é totalmente vedado e o gás
produzido na fermantação passa pela torneirinha e vai
para o fundo de uma vasilha plástica transparente. com água.
Quando terminar as borbulhas, depois de uns 30 dias,
o líquido estará pronto para ser utilizado nas plantas.

Passo 1 - Instale uma torneira/registro de 3/4" na parte inferior do tambor, a 15 cms do fundo. Desta forma, você poderá coletar o biofertilizante sem qualquer contato manual.

Passo 2 - Logo no terceiro dia, em tempo de calor, após ter sido enchido o tambor, a fermentação interior da matéria orgânica começa a produzir três gases principais : metano (que é explosivo), gás carbônico e gás sulfídrico (que dá o odor mal cheiroso). Estes gases podem ser utilizados para monitorar o processo de fermentação e se a solução já está pronta para uso. Para isso, fechar a tampa hermeticamente, utilizando, se necessário, massa plástica de vedação, ou algum material vedante natural. Faça um furo na tampa de tal forma a passar uma pequena mangueira, de aproximadamente 80 cm. O outro lado da mangueira vai para o fundo de um vasilhame transparente cheio de água. Quando se inicia a fermentação, os gases produzidos vão empurrando o ar dentro das proximidades da tampa até sairem pela mangueira, fazendo borbulhas na água limpa. Assim, você monitora todo o processo. Se está lento ou acelerado, por exemplo : de dia, na parte da tarde, borbulha muito e de madrugada borbulha bem menos. Quando parar de sair bolhas no mecanismo de monitoração é porque a fermentação terminou e o biofertilizante está pronto para nutrir e proteger as plantas.

OBS : Os gases metano e o gás carbônico não são favorávies ao meio ambiente, pois contribuem para o efeito estufa. No entanto, as quantidades são relativamente pequenas e as vantagens ambientais indiretas compensam, pois você não estará utilizando produtos industrializados, que por mais "sustentáveis" que sejam, sempre prejudicam o meio ambiente, pois exigem extração, transportes, indústrias e comércios. Tudo isso requer muitos recursos da natureza. O problema pode, ainda, ser amenizado deixando o biofertilizante líquido mais para a adubação nitrogenada de verduras folhosas e como defensivo natural. Então, para não precisar produzir muito deste fertilizante natural, que também produz gases indevidos, adube mais fortemente os canteiros e covas com composto orgânico resultante de fermentação aeróbica (esta não produz CO2 e metano). Ver à direita, em MARCADORES : "Composto de pilha", da aula anterior.


Modelos 3, 4.....

Esquema ilustrativo de um biodigestor : ele
produz fertilizante líquido natural, além de
chorume e gás para fogão, lampião e motores.
Há algumas outras formas se se fazer adubo e defensivo natural líquido. Vamos descrever resumidamente alguns, mas a sua criatividade poderá "bolar" outros ou variações dos modelos existentes.

1 - Os biodigestores são construções maiores para também se aproveitar o gás metano, que é canalizado para a cozinha ou para acionar motores a gás. Os biodigestores são molelos maiores, vedados e controlados para produzirem biofertilizante líquido, adubo sólido e gás metano. Até o gás carbônico pode ser separado para climatizar estufas especiais que produzem melhores verduras com o aumento do gás carbônico no ar quase parado da estufa. Como existem vários modelos de biodigestores, consulte este site sugerido :
Biogás - passos para construir.... . Saiba mais pesquisando em sites de pesquisa. Digite, por exemplo : Como fazer um biodigestor simples.

2 - Alternativas para enriquecer a massa orgânica em fermentação : Diminuir um pouco a quantidade de capins e folhas verdes e misturar também : 2 kilos de farelo de arroz ou 4 de trigo. Pode-se enriquecer , ainda mais, com a adição de 1 k de fosfato de rocha, fosfato natural ou fosfato de Araxá. Normalmente, os solos brasileiros são deficientes deste mineral. Ele também ativa a ação microbiana.
O tambor também pode ser enchido com esterco verde de gado ou cavalo, água e outros materiais biodegradáveis. Há muitas variantes nestas fórmulas. Por exemplo, se você vai irrigar covas de tomateiros, que são exigentes em magnésio, deverá colocar no tambor apenas folhas de mamona, que são ricas neste mineral. Pesquise mais, digitando, por exemplo : "materiais orgânicos para fazer biofertilizante líquido".



Obs : as informações acima são apenas ilustrativas e complementares. Não são exatamente as mesmas transmitidas no curso.
É fácil plantar uma roça de mamona. Suas folhas
enriquecem o biofertilizante líquido e o composto com
o mineral magnésio, muito importante para muitas
plantas produtivas. As mamoneiras também repelem moscas
e as suas sementes podem ser vendidas.

Você pode ir no lote da Maria Marruá participar eventualmente das aulas práticas. Você dá uma ajudinha no mutirão e aprende muito, além de participar no convívio amigável. O almoço e o lanche são fornecidos na quantia certa para os alunos inscritos. Então, é bom você levar a sua marmita. Vai lá !! (pergunte quando, pois são dois dias inteiros por mês)

O curso de Olericultura Orgânica é oferecido gratuitamente pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o sindicato Rural e com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Veja as duas outras postagens sobre o curso : Introdução e Como fazer composto de pilha

Leia mais sobre as atividades dos Sem Terra e da reforma Agrária em São Carlos, procurando nos MARCADORES, à direita !!


Parte da fazenda Capão das Antas já foi doada a
industriários. Agora, falta outra parte ser destinada para
a Reforma Agrária. Lá é possível um assentamento
ecológico especial, em harmonia com as ricas nascentes
que abastecem de água São Carlos, além de exuberante
biodiversidade. Os sem terra - e futuros assentados -
também poderão contribuir para um Centro de Pesquisas
e um Grande Quintal das Escolas de São Carlos, na
mesma área da fazenda Capão das Antas.
Blog relacionado :

Capão das Antas - blog  A conquista de parte da fazenda Capão das Antas, da prefeitura, para a Reforma Agrária !! -Visite !!



Artigos no Ambiente Social - blog :




Poderes dominantes sobre as famílias dos sem terra

Eliminando preconceitos em relação aos sem terra

Arbitrária reintegração de posse em São Simão-SP

A parcialidade ou imparcialidade nos julgamentos dos juízes

O direito à terra e a inalienabilidade da terra (a terra não poderia ser vendida)







4 comentários:

  1. Gostei muito também! Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. na maioria das vezes não se trata de trabalhadores, e sim bandidos a serviço de sindicatos que não deixa de ser deplorável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns poucos bandidos entre eles, Gastaldi, assim como há em todos os grupos humanos. "Pelos seus frutos os conhecereis" !!

      GRATIDÃO TAMBÉM AOS QUE ELOGIARAM !!

      Excluir

Comente !!

Faça sugestões !!

Por favor, comentários abusivos não serão aceitos