domingo, 12 de maio de 2013

MÚSICA RAIZ E O VIOLÃO - Música do próprio lugar - Música original - Música sertaneja - Música popular brasileira - Violonista Nivaldo visita assentamento Nova São Carlos e toca para estudantes enquanto trabalham em mutirão para construção de casa ecológica, aplicando o conceito de arquitetura vernacular, que tem o mesmo significado de "raiz" e "próprio lugar" - Em São Carlos-SP


Música raiz e arquitetura vernacular tem sentidos parecidos e combinam muito bem
Eu e o Nivaldo, o violonista Leopardo, fomos a pé e, antes
de chegar, o violão foi afinado, quando aproveitei para tirar
uma foto. Nivaldo é tocador de música raiz e já participou
de vários eventos e concursos em São Carlos-SP.



A visita
O violonista Nivaldo de Brito, conhecido nos meios musicais, sertanejos e populares, como Leopardo, visitou ontem, 11 de maio/2013, a continuidade das obras da construção de uma casa ecológica realizada por um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Usp de São Carlos.

Os estudantes, voluntários e moradores do lote beneficiado trabalharam 2 horas ouvindo música sertaneja e popular, ao vivo !!



Música raiz e trabalho também combinam !!

Estamos chegando no lote do Gilson e da Mary.
O micro-ônibus dos estudantes está estacionado na frente.
Estão vendo quanta madeira de eucalipto há à volta para
ser utilizada na construção da casa ecologicamente
correta ? Até o capim vai ser aproveitado !!....
Então, pra quê trabalhar para a indústria e o
 comércio para ter dinheiro e depois comprar
tijolo, areia, cimento e tudo o mais que
prejudica o meio ambiente ?....

Nivaldo, o Leopardo, cantou e tocou animadoramente com o seu violão Waldemar, enquanto os estudantes, os da casa e dois visitantes voluntários terminavam a construção do barracão de obras e transportavam os palets para o seu interior. O trabalho em mutirão normalmente já rende bem, mas desta vez o tempo passou rápido e muitas atividades foram feitas.


O violonista, cantor e compositor nasceu aqui perto, em Brotas, a mesma cidade onde nasceram João Paulo e Daniel. Brotas, e região, é berço de cantores, tocadores e compositores de música raiz.

Olha aí o barracãozinho. Uma metade dele já está sendo
usada para guardar os palets e a outra ficará reservada
para trabalhos em dias de chuva. Para manter uma ligação
com os sem terra, o barracão, que é provisório, foi feito
de madeira e coberto com plástico amarelo.

Arquitetura e música raiz
O encontro foi muito auspicioso, pois os estudantes universitários estão praticando teorias que aprendem na universidade sobre a arquitetura vernacular. Esta modalidade de arquitetura estuda as construções que são feitas pelos povos antigos e recentes, quando utilizam "materiais raiz", do próprio lugar, como gelo para a construção dos iglus, barro e varas para a construção de casas de pau-a-pique ou adobões, para a construção de paredes das casas do interior da Bahia e outras regiões. Em todo o mundo, há exemplos de construções, incluindo pedra, bambu, madeira, barro, terra, ramos e outros. A similaridade do conceito com a música do próprio lugar é muito grande.


Todos participarem
E então foi só alegria !!....Enquanto os estudantes
 trabalhavam, Leopardo tocava e cantava músicas
populares de raiz e sertaneja. Todo mundo adorou !!
Olha o tocador ao fundo, no lado superior direito.
Os sem terra assentados estão sendo convidados a participarem nos mutirões para aprenderem a construir a própria casa, com materiais encontrados no próprio assentamento e alguns reutilizados que podem ser trazidos de perto, como os restos de palets.

Festa junina com música ao vivo
Nivaldo, com seu entusiamo pela música sertaneja, deu aos estudantes uma ótima idéia : podemos programar uma festa junina no lote do Gilson e da Mary, ou no barracão quando, então, ele e outros tocadores viriam para animar a festa. Fogueira, pipoca e quentão - que são também "costumes de raiz" - vão combinar muito bem com a música sertaneja e a casa ecológica feita com palets, madeira e barro. Quando terminar, a primeira casa do projeto vai ficar muito bonita e funcional.

Compadre Nivaldo também gostou muito de tocar para
os estudantes. Ele foi filmado, gravado e posou
especialmente para esta foto, pertinho do barracão e
diante da garrafa de café, a água e o lanche.
"Eita tarde gostosa", assim exclamou !!

Venha aprender !!
Excluindo o mês de julho, durante o qual os estudantes estarão em férias, todos os sábados à tarde eles estarão lá no lote da Mary "mandando ver" no ritmo da construção. Vai lá você também, ajude um
pouquinho e aprenda esta ótima técnica que, além de muito barata, é plenamente harmônica com a natureza e o meio ambiente !!


O Incra e as casas ecológicas
Precisamos de alguém que possa comentar abaixo e esclarecer se o Incra permite a aplicação do dinheiro do empréstimo para a compra dos materiais destinados à construção da casa própria em mão de obra e em alguns materiais comprados - como por exemplo, captadores solares de energia, roda d`água e moinho a vento - para a construção de casas ecológicas. Seria ótimo pois, assim, as famílias assentadas teriam, também, uma casa sustentável, com obtenção de energia elétrica, e talvez água, diretamente da natureza em sua volta. No conceito da arquitetura vernacular, entram também as energias, alimentos e utensílios que possam ser obtidos ou feitos pelas pessoas que moram no lugar, e usando materiais e energias do espaço onde vivem. A música raiz dá o toque final, quando os moradores cantarolam alegremente enquanto produzem as próprias coisas. Isso, sim, é qualidade de vida !!

Produzido e editado por Luiz Spinola - 12/maio/2013 - "No dia das Mães !!....Fazendo casas com as dádivas de nossa Mãe Natureza !! - Como presente a ela, a nossa vontade e a nossa ação de vivermos sem depredar os seus recursos" !!


Clique abaixo e conheça a reportagem do primeiro dia !!
ASSENTAMENTOS HUMANOS SUSTENTÁVEIS....

Para conhecer mais sobre as atividades dos Sem Terra em São Carlos-SP, procure nos MARCADORES, à direita.


Siga este blog para receber as próximas postagens !!

O Capão das Antas - blog foi criado para você conhecer os projetos dos sem terra para conquistarem parte da fazenda da prefeitura (Capão das Antas) para a reforma agrária. Acreditamos que lá é possível a prefeitura implementar um projeto modelo de assentamento ecológico, agro-florestal e sustentável. Sugeriremos, ainda, que na mesma área poderão ser construidos um Quintal Didático, como complemento aos espaços verdes das escolas de São Carlos e um Centro de Pesquisas Científicas. Vai lá conhecer !!


O blog Agrários São Carlos está aberto a qualquer solicitação de reportagem, artigo ou divulgação, por parte de todos os assentamentos e acampamentos de São Carlos e região. Poste um comentário abaixo.


Este blog é coligado aos Grupos e Blogs-Ambiente através de Ambiente Social - blog - Conheça e participe !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente !!

Faça sugestões !!

Por favor, comentários abusivos não serão aceitos