sábado, 30 de março de 2013

OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BIOFOSSA, OU FOSSA DE BANANEIRAS - Casal de arquitetos e estudiosos de alternativas ecológicas para solução de esgotos preparam oficina de biofossa no assentamento Nova São Carlos - Soluções ambientalmente corretas para tratar o esgoto dos banheiros - Modelo prático, ecológico, produtivo e econômico


Famílias de assentados aprenderão a contruir biofossa


Foto ilustrativa : depois de pronta, quase
nada aparece da biofossa. As mudas de
bananeira foram plantadas por cima.

Estiveram hoje (30 de março/2013) o casal de amigos dos sem terra, Thiago e Ana para programarem um dia de oficina para transmissão de informações teóricas e práticas para a construção econômica de biofossas ecológicas, que tratam o esgoto de banheiros à base de fermentação microbiana especial e disponibilização de água e nutrientes para uma boa moita de bananeiras.


Segundo Thiago, o custo de uma biofossa está em torno de 1200,00 reais para uma família de 5 pessoas. A biofossa é um buraco no chão de aproximadamente 1 m de profundidade, 2 m de largura e 5 de comprimento para uma família de 5 pessoas. O buraco é revestido com paredes de tijolos e vedado com cimento. Dentro, são dispostas várias camadas de restos de cerâmica, pedra brita, areia e por cima, terra, onde são plantadas as bananeiras ou outras plantas de folhas largas que absorvem bastante água.




Os presentes na reunião para programação combinaram
também que o mini curso de um dia deveria ter um mínimo de
10 participantes e um máximo de 20. Futuramente, outros
cursinhos serão ministrados.

Estiveram presentes O Gilson e Meiry, a Iraci e o Luiz. O encontro foi muito proveitoso, pois decidiu-se iniciar a construção de um primeiro modelo no lote da Araci e Sr. Antonio. Eles vão preparar a parte de alvenaria e os presentes na futura oficina vão "aprender fazendo" (depois de aula teórica), com o enchimento das várias camadas de fermentação microbiana e purificação da água. Não há saída de água do sistema. Ela é absorvida pela atividade das bananeiras. Também é totalmente asséptica, não exalando odores.



As famílias dos assentados e acampados tem mais esta oportunidade de aprenderem gratuitamente técnicas modernas de convivência harmoniosa com a natureza, além de poderem resolver o seu problema de esgoto sanitário a um custo mais baixo.

Depois da  primeira oficina de aprendizagem, outras são esperadas, com a construção em lotes de amigos ou amigas que, assim como a Iraci e o Sr. Antonio, desejarem para suas propriedades.

Editor, em 30/março, 2013

Leia mais sobre as atividades dos sem terra assentados e acampados em São Carlos, procurando nos MARCADORES, à direita.


Conheça também a luta pelo direito à terra no Capão das Antas !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente !!

Faça sugestões !!

Por favor, comentários abusivos não serão aceitos