terça-feira, 19 de março de 2013

CURSO DE HORTICULTURA ORGÂNICA É MINISTRADO NO ASSENTAMENTO NOVA SÃO CARLOS - Pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Vinte e cinco famílias participantes - Apoio à agricultura familiar - Parceria com a prefeitura de São Carlos - Produção de alimentos orgânicos para consumo próprio e venda a consumidores em São Carlos - Um modelo a ser seguido por outros assentamentos !!


O professor Diego apresentando o curso
Nos dias 18 e 19 de março/2013 iniciou-se o curso de Olericultura Orgânica (hortaliças) e Introdução à Agricultura Orgânica no Assentamento Nova São Carlos, em São Carlos-SP.

O curso é oferecido gratuitamente, inclusive com alimentação, pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, uma entidade não governamental voltada a apoiar os produtores rurais com cursos  de capacitação para a produção agro-pastoril e fomento de atividades sociais típicas de moradores da área rural.

Muitos cursos do SENAR são ministrados ao ar livre, priorizando a transmissão de conceitos aliada à visão e envolvimento prático. Este ano, o curso será dado na propriedade de Maria Conceição - ou Maria Marruá, como é conhecida - uma das assentadas que, embora praticamente sozinha, é muito ativa e tem vários projetos em execução em seu lote. Porém, não basta a vontade de produzir alimentos, como é também o caso do Marcos e da Patrícia, que já estão montando uma estufa, também é necessário serem apoiados em "como produzir".
O curso vem trazer todos os estímulos e informações para a produção de hortaliças livres de agrotóxicos.
Entrosamento entre os representantes do Incra, do Senar
e dos assentados.

Coincidentemente, ocorreu hoje(terça,19) uma reunião entre os assentados e a empresa contratada pelo Incra para administrar os recursos repassados para projetos de suporte à produção rural familiar. No mesmo local, foi conversado sobre possíveis acordos entre o Incra, a Ong Veracidade, os assentados e o Senar, representado pelo professor Diego, o ministrante do curso.

Também estiveram presentes vários amigos universitários e outros estusiastas em agricultura orgânica e permacultura da ONG VERACIDADE. Eles prestigiam, participam, fomentam a participação e assessoram a condução do curso.

Representantes de líderes sem-terra também estiveram presentes e dedicaram a sua contribuição para o sucesso de iniciativas que só vem somar pontos na conquista do direito à terra e de outros direitos da dignidade humana.

Após o início do curso, os participantes receberam almoço
e se confraternizaram
No final do curso, os que participarem ativamente receberão certificado reconhecido como produtor orgânico, além de apoio (pela, ou através da prefeitura) para que os seus produtos sejam facilmente vendidos, além de conseguirem bons preços.

Para os outros interessados em fazer o curso, resta-lhes aguardar o ano que vem, pois é previsto um curso por ano, com inscrição máxima de 25 participantes.

Editores - 19/março/2013
Luiz Spinola

Leia outras postagens neste blog procurando nos MARCADORES, à direita.

Alguns dos presentes no antigo barracão que, por enquanto,
é local provisório de encontros e reuniões.


Um projeto para conquistar parte da fazenda Capão das Antas para a Reforma Agrária Ecológica !! - Você pode contribuir com o projeto !! - Vai lá !!















O mesmo curso na cidade de Monsenhor Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente !!

Faça sugestões !!

Por favor, comentários abusivos não serão aceitos