O professor Diego apresentando o curso |
O curso é oferecido gratuitamente, inclusive com alimentação, pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, uma entidade não governamental voltada a apoiar os produtores rurais com cursos de capacitação para a produção agro-pastoril e fomento de atividades sociais típicas de moradores da área rural.
Muitos cursos do SENAR são ministrados ao ar livre, priorizando a transmissão de conceitos aliada à visão e envolvimento prático. Este ano, o curso será dado na propriedade de Maria Conceição - ou Maria Marruá, como é conhecida - uma das assentadas que, embora praticamente sozinha, é muito ativa e tem vários projetos em execução em seu lote. Porém, não basta a vontade de produzir alimentos, como é também o caso do Marcos e da Patrícia, que já estão montando uma estufa, também é necessário serem apoiados em "como produzir".
O curso vem trazer todos os estímulos e informações para a produção de hortaliças livres de agrotóxicos.
Entrosamento entre os representantes do Incra, do Senar e dos assentados. |
Coincidentemente, ocorreu hoje(terça,19) uma reunião entre os assentados e a empresa contratada pelo Incra para administrar os recursos repassados para projetos de suporte à produção rural familiar. No mesmo local, foi conversado sobre possíveis acordos entre o Incra, a Ong Veracidade, os assentados e o Senar, representado pelo professor Diego, o ministrante do curso.
Também estiveram presentes vários amigos universitários e outros estusiastas em agricultura orgânica e permacultura da ONG VERACIDADE. Eles prestigiam, participam, fomentam a participação e assessoram a condução do curso.
Representantes de líderes sem-terra também estiveram presentes e dedicaram a sua contribuição para o sucesso de iniciativas que só vem somar pontos na conquista do direito à terra e de outros direitos da dignidade humana.
Após o início do curso, os participantes receberam almoço
e se confraternizaram
|
Para os outros interessados em fazer o curso, resta-lhes aguardar o ano que vem, pois é previsto um curso por ano, com inscrição máxima de 25 participantes.
Editores - 19/março/2013
Luiz Spinola
Leia outras postagens neste blog procurando nos MARCADORES, à direita.
Alguns dos presentes no antigo barracão que, por enquanto, é local provisório de encontros e reuniões. |
Um projeto para conquistar parte da fazenda Capão das Antas para a Reforma Agrária Ecológica !! - Você pode contribuir com o projeto !! - Vai lá !!
O mesmo curso na cidade de Monsenhor Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente !!
Faça sugestões !!
Por favor, comentários abusivos não serão aceitos