domingo, 7 de abril de 2013

ARQUITETURA E ASSENTAMENTOS HUMANOS SUSTENTÁVEIS - Estudantes de arquitetura da Usp de São Carlos iniciam projeto de construção de casas ecologicamente corretas no assentamento sem terra Nova São Carlos - Atividade didática prática do "Curso Optativo para Construção com Elementos de Madeira" - Com a utilização de outros materiais disponíveis no local - Atividade disciplinar relacionada à arquitetura vernacular - A arquitetura e a sua função social e ambiental - Em parceria com moradores do assentamento - Modelo de curso superior optativo em arquitetura - Modelo de construção de casa simples, bonita, confortável, econômica, ecológica e sustentável



O assentamento Nova São Carlos, em São Carlos-SP, recebe mais uma importante contribuição de pesquisadores e estudantes de arquitetura, desta vez com o projeto de um curso prático de construção de casa utilizando materiais encontrados no próprio lote e madeiras reutilizadas. Os alunos realizam a parte prática do seu curso optativo e os assentados aprendem como construir a sua casa ecológica.

A primeira operação é a limpeza do local onde será
construido o barracão do canteiro de obras.
Madeira de eucalipto é o que não falta ao redor.
Imagine que todas as cidades, de todo o mundo, sejam
construidas com a utilização de muita madeira : quantos
milhares de hectares seriam plantados para a construção
e manutenção das milhares de casas ecológicas ?....
Veja mais em Fotos Picasa
"A casa de uma família é uma representação da nossa grande casa planeta terra"


Foto ilustrativa de uma casa ecológica
Conheça mais digitando em Google Imagens : casas ecológicas






Todos os sábados, à tarde
Hoje, 06/04(sáb), os alunos da Usp de São Carlos e alguns assentados iniciaram a construção do canteiro de obras e de um banheiro seco. O canteiro será um barracão especial para guardar materiais e ferramentas que serão utilizados na construção da casa ecológica, além de abrigar os "estudantes trabalhadores". Eles põem a mão na massa, mesmo. Vejam nas fotos !!
O trabalho menos pesado fica para as mulheres....
Veja mais em Fotos Picasa


O projeto poderá se estender por anos, revezando as turmas de alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Usp, que recebem aulas teóricas na universidade e aulas práticas integradas com os assentados e coordenadas pelo pesquisador Thiago.


Outras famílias poderão ser beneficiadas
O primeiro casal contemplado com a parceria foi o Gilson e a Rosemary (Mary), do lote 81. Eles estão super felizes por estarem engajados neste projeto, que lhes possibilitará uma casa de baixíssimo custo e lhes permitirá o privilégio de viverem debaixo de um teto e abrigados por paredes construidas com o mínimo impacto possível à natureza e ao meio ambiente. Outras famílias serão convidadas a participarem no projeto em sistema de mutirão. E todos poderão colaborar, inclusive os acampados próximos, recebendo em troca um riquíssimo conhecimento.

Será uma casa bonita e confortável
Mas elas também ajudam no pesado....
Veja mais em Fotos Picasa
Os estudos iniciais estão sendo feitos para projetar uma casa construida com palets, barro, madeira do local, capim e outros materiais que não necessitam de indústrias, de transportes e de toda a estrutura comercial para disponibilizá-los. Em um primeiro momento, pode-se pensar que no final acabará por ser um barraco diferente, apenas. Mas não é assim. Todos os detalhes são planejados, como a ventilação no interior da casa, a entrada de luz, a posição da casa em relação ao sol, a durabilidade, a isolação térmica e acústica e finalmente os aspectos ambientais e estéticos, como o telhado verde. Chique, não é ? !!

Arquitetura do próprio lugar
Entre os estudiosos profissionais, este curso insere-se no conceito da "arquitetura vernacular". Esta preocupação dos especialistas em projetar a construção de cidades, prédios e casas é relativamente recente, embora o termo refere-se às formas de construções antigas nativas, autoctones, ou do próprio lugar. Crescentemente, a arquitetura vernacular toma importância devido ao seu potencial de sustentabilidade. Não há forma mais ecológica de se construir a não ser com a aplicação de materiais e técnicas do próprio lugar e com a preocupação de se observar a realidade social, econômica e ambiental das pessoas que farão uso destas edificações. Segundo explicou o coodenador Thiago, este curso e projeto integrado é uma porta de entrada para os estudos em culturas construtivas.
A casa ecológica já está nos projetos dos futuros arqutetos
Veja mais em Fotos Picasa



Também é bioconstrução
Na sociedade informal, entre os alternativos, a preocupação de se preservar a vida, a natureza e o meio ambiente - no que se referir a construções de uma forma geral - recebe o nome de bioconstrução. Os bioconstrutores são leigos apaixonados por formas alternativas de construção que atendam às necessidades urgentes dos seres humanos de voltarem a se harmonizar com a natureza. Sem este importante posicionamento não se poderá pensar em continuidade dos humanos no planeta terra. Não podemos apenas querer casas boas, bonitas e confortáveis. Temos de ter certeza que os materiais e métodos utilizados na construção irão possibilitar que nossos filhos e descendentes continuem morando em casas com as mesmas características positivas, sem causar danos diretos ou indiretos ao meio ambiente. Isto quer dizer : sustentabilidade.


Os antigos inspiraram os conhecimentos científicos
Tanto os estudantes acadêmicos, como os alternativos, embasaram os seus conhecimentos na aprendizagem com nossos avós e bisavós. As chamadas comunidades tradicionais, em todo o mundo, são as verdadeiras responsáveis por este repositório riquíssimo de técnicas e materiais que merecem ser resgatados, aperfeiçoados e preservados, pois eles possibilitarão a continuidade dos seres humanos no planeta, no que depender das construções para assentamentos humanos. Os assentados e acampados sem terra são, potencialmente, um modelo para a humanidade do presente e do futuro.
Até o menininho da Mary ajuda na tomada das medidas !!
Veja mais em Fotos Picasa


Colaboração de outros pesquisadores e estudantes
A Mary e o Gilson também receberão apoio para o projeto de instalação de uma roda d`água, bem como o sistema de distribuição na casa e na propriedade. Esta parte será prestada por alguns alunos do curso de Engenharia Ambiental, do Campus II da Usp. Outros estudantes e pesquisadores, como os das áreas de ecologia e agronomia agro-ecológica, também poderão se integrar ao projeto principal da casa, pois a visão sistêmica e interdisciplinar é indispensável para o sucesso de qualquer projeto sócio-ambiental.

Cresce a consciência do direito à terra
A reforma agrária em São Carlos certamente se beneficiará dos conhecimentos e práticas advindas deste curso de construção de casas sustentáveis através de subsídios à "PROPOSTA, TERMO DE COMPROMISSO E MANIFESTO POPULAR...." (ver item 10, da segunda parte), um projeto que está em estudo para ser assumido pelas famílias de um segundo acampamento, além, logicamente, dos excelentes resultados que certamente beneficiarão as famílias do assentamento Nova São Carlos que optarem por esta modalidade de construção.
Este é um duto aéreo para transportar água da chuva ,
 idealizado e construido pelo Gilson,
o morador do lote beneficiado. A sabedoria tradicional
e popular precede e inspira os conhecimentos científicos
Veja mais em Fotos Picasa


Aprenda a construir, você também, a sua casa ecológica !!

Editado em 06/04/2013 por Luiz


Visite a segunda publicação, mostrando o andamento da construção do barracão de obras !!
Música raiz, arquitetura e visita do violonista Nivaldo




Saiba mais sobre a reforma agrária, os acampados e os assentados de São Carlos, procurando nos MARCADORES, à direita !!

Siga este blog para receber as próximas postagens !!

O Capão das Antas - blog foi criado para você conhecer os projetos dos sem terra para conquistarem parte da fazenda da prefeitura (Capão das Antas) para a reforma agrária. Acreditamos que lá é possível a prefeitura implementar um projeto modelo de assentamento ecológico, agro-florestal e sustentável. Sugeriremos, ainda, que na mesma área poderão ser construidos um Quintal Didático, como complemento aos espaços verdes das escolas de São Carlos e um Centro de Pesquisas Científicas. Vai lá conhecer !!


Este blog é coligado aos Grupos e Blogs-Ambiente através de Ambiente Social - blog
Conheça e participe !!






5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho destes cidadãos que se unem para realizar: Tudo em seu tempo,onde, mesmo a sexualidade é secundária no instante da realidade da exigência de esforços; e a união mais valiosa.
    Parabéns Homens e mulheres do MST.

    ResponderExcluir
  2. No momento já tem alguma casa construída e qual o custo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ady !!....Desculpe demorar a responder....O projeto está no início e esta será a primeira casa construída. Dentro do projeto, o custo é mínimo, pois alguns materiais que serão comprados, também serão subsidiados. Mas se você for construir uma casa ecológica de dois quartos e relativamente simples (mas bem feita e durável), o custo maior será com mão de obra, pois uma casa realmente sustentável utiliza materiais, em sua maioria, gratuitos. Depende também da disponibilização destes materiais : por exemplo, no assentamento Nova São Carlos, os recém-assentados tem muita madeira de eucalipto em seus lotes. Terra é de graça, capim é de graça, etc. Cimento e cal, vai muito pouco. Os Palets utilizados aqui em São Carlos são também gratuitos, pois são doados (ou podem ser) pelas indústrias de geladeira e outras. Às vezes, até nem existe o custo do frete. Mas, digamos que alguém queira construir uma casa ecológica em uma cidade onde não há qualquer facilidade : o custo será a soma da mão de obra mais poucos sacos de cimento, alguns de cal, tábuas e parafusos para se montar moldes, algumas ferramentas e alguns materiais de acabamento : creio que no máximo 5.000,00 de mão de obra (junho/2013) e 3.000,00 de materiais comprados. Isto, se for pagar toda a mão de obra e todos os materiais. Mas vou confirmar com o coordenador do projeto. Fica ligado seguindo este blog ou o grupo Ambiente Alternativo :
      https://groups.google.com/forum/?hl=pt&fromgroups#!forum/ambientealternativo

      Abraços !!....Luiz

      Excluir
  3. Olá Ady e Red9 !!

    A primeira casa deste projeto está sendo construída. Na verdade, como os estudantes constroem todos os sábados à tarde, até final de maio/2013, já estãrão prontos o barração de obras e o banheiro seco. A construção da casa ecológica será iniciada em junho ou julho (devido às férias).
    Para esta primeira família de assentados beneficiada, o custo será muito baixo, pois o projeto é também educativo e prevê trocas entre a família e o trabalho dos estudantes.
    Em breve publicaremos o estágio final da construção do barracão e do banheiro seco, quando então informaremos o custo total provável para a construção de uma casa ecologicamente correta, no modelo planejado. Você inscreveu-se para receber comentários ?

    Red9 : Obrigado pelo apoio e sua demonstração positiva !! Informo que o assentamento onde mora a família beneficiada pelo projeto dos estudantes universitários não é ligado ao MST....,mas todos os movimentos, inclusive este, que é independente, são amigos entre si.

    Abraços a todos !!....Luiz - editor

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz! Meu nome é Robson, sou de São Paulo capital.

    Tentei ligar no seu celular mas só chamava...

    Então, é a respeito do projeto da Futura Ecovila no assentamento na
    fazenda da prefeitura. Tenho dado uma pesquisada no Face pra encontrar
    ecovilas e ainda não havia encontrado algo que me confirmasse interiormente
    a possibilidade de conhecer junto da minha família, até que encontrei este
    projeto que você divulgou.

    Estou muito interessado em conhecer mais, visitar vocês aí em São Carlos.

    Este fim de semana de Carnaval é possível?

    Vou tentar te ligar novamente.

    meu perfil no face é o endereço deste e-mail: contatodorobson@hotmail.com

    Obs.: tenho um projeto para produção de renda quero ver concretizado dentro
    do modelo de cooperativa, por isso busco uma ecovila, pq aqui na Selva de pedra
    não conseguimos formar uma comunidade acolhedora de fato, devido a dinâmica e
    densidade demográfica. É preciso construir uma comunidade fraterna, senão, sinto
    estar apenas fazendo mais do mesmo!!!

    Me dá um retorno o mais breve para que possa me programar caso seja possível
    visitá-los neste fim de semana mesmo!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Comente !!

Faça sugestões !!

Por favor, comentários abusivos não serão aceitos