sábado, 30 de março de 2013

OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BIOFOSSA, OU FOSSA DE BANANEIRAS - Casal de arquitetos e estudiosos de alternativas ecológicas para solução de esgotos preparam oficina de biofossa no assentamento Nova São Carlos - Soluções ambientalmente corretas para tratar o esgoto dos banheiros - Modelo prático, ecológico, produtivo e econômico


Famílias de assentados aprenderão a contruir biofossa


Foto ilustrativa : depois de pronta, quase
nada aparece da biofossa. As mudas de
bananeira foram plantadas por cima.

Estiveram hoje (30 de março/2013) o casal de amigos dos sem terra, Thiago e Ana para programarem um dia de oficina para transmissão de informações teóricas e práticas para a construção econômica de biofossas ecológicas, que tratam o esgoto de banheiros à base de fermentação microbiana especial e disponibilização de água e nutrientes para uma boa moita de bananeiras.


Segundo Thiago, o custo de uma biofossa está em torno de 1200,00 reais para uma família de 5 pessoas. A biofossa é um buraco no chão de aproximadamente 1 m de profundidade, 2 m de largura e 5 de comprimento para uma família de 5 pessoas. O buraco é revestido com paredes de tijolos e vedado com cimento. Dentro, são dispostas várias camadas de restos de cerâmica, pedra brita, areia e por cima, terra, onde são plantadas as bananeiras ou outras plantas de folhas largas que absorvem bastante água.




Os presentes na reunião para programação combinaram
também que o mini curso de um dia deveria ter um mínimo de
10 participantes e um máximo de 20. Futuramente, outros
cursinhos serão ministrados.

Estiveram presentes O Gilson e Meiry, a Iraci e o Luiz. O encontro foi muito proveitoso, pois decidiu-se iniciar a construção de um primeiro modelo no lote da Araci e Sr. Antonio. Eles vão preparar a parte de alvenaria e os presentes na futura oficina vão "aprender fazendo" (depois de aula teórica), com o enchimento das várias camadas de fermentação microbiana e purificação da água. Não há saída de água do sistema. Ela é absorvida pela atividade das bananeiras. Também é totalmente asséptica, não exalando odores.



As famílias dos assentados e acampados tem mais esta oportunidade de aprenderem gratuitamente técnicas modernas de convivência harmoniosa com a natureza, além de poderem resolver o seu problema de esgoto sanitário a um custo mais baixo.

Depois da  primeira oficina de aprendizagem, outras são esperadas, com a construção em lotes de amigos ou amigas que, assim como a Iraci e o Sr. Antonio, desejarem para suas propriedades.

Editor, em 30/março, 2013

Leia mais sobre as atividades dos sem terra assentados e acampados em São Carlos, procurando nos MARCADORES, à direita.


Conheça também a luta pelo direito à terra no Capão das Antas !!




terça-feira, 19 de março de 2013

CURSO DE HORTICULTURA ORGÂNICA É MINISTRADO NO ASSENTAMENTO NOVA SÃO CARLOS - Pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Vinte e cinco famílias participantes - Apoio à agricultura familiar - Parceria com a prefeitura de São Carlos - Produção de alimentos orgânicos para consumo próprio e venda a consumidores em São Carlos - Um modelo a ser seguido por outros assentamentos !!


O professor Diego apresentando o curso
Nos dias 18 e 19 de março/2013 iniciou-se o curso de Olericultura Orgânica (hortaliças) e Introdução à Agricultura Orgânica no Assentamento Nova São Carlos, em São Carlos-SP.

O curso é oferecido gratuitamente, inclusive com alimentação, pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, uma entidade não governamental voltada a apoiar os produtores rurais com cursos  de capacitação para a produção agro-pastoril e fomento de atividades sociais típicas de moradores da área rural.

Muitos cursos do SENAR são ministrados ao ar livre, priorizando a transmissão de conceitos aliada à visão e envolvimento prático. Este ano, o curso será dado na propriedade de Maria Conceição - ou Maria Marruá, como é conhecida - uma das assentadas que, embora praticamente sozinha, é muito ativa e tem vários projetos em execução em seu lote. Porém, não basta a vontade de produzir alimentos, como é também o caso do Marcos e da Patrícia, que já estão montando uma estufa, também é necessário serem apoiados em "como produzir".
O curso vem trazer todos os estímulos e informações para a produção de hortaliças livres de agrotóxicos.
Entrosamento entre os representantes do Incra, do Senar
e dos assentados.

Coincidentemente, ocorreu hoje(terça,19) uma reunião entre os assentados e a empresa contratada pelo Incra para administrar os recursos repassados para projetos de suporte à produção rural familiar. No mesmo local, foi conversado sobre possíveis acordos entre o Incra, a Ong Veracidade, os assentados e o Senar, representado pelo professor Diego, o ministrante do curso.

Também estiveram presentes vários amigos universitários e outros estusiastas em agricultura orgânica e permacultura da ONG VERACIDADE. Eles prestigiam, participam, fomentam a participação e assessoram a condução do curso.

Representantes de líderes sem-terra também estiveram presentes e dedicaram a sua contribuição para o sucesso de iniciativas que só vem somar pontos na conquista do direito à terra e de outros direitos da dignidade humana.

Após o início do curso, os participantes receberam almoço
e se confraternizaram
No final do curso, os que participarem ativamente receberão certificado reconhecido como produtor orgânico, além de apoio (pela, ou através da prefeitura) para que os seus produtos sejam facilmente vendidos, além de conseguirem bons preços.

Para os outros interessados em fazer o curso, resta-lhes aguardar o ano que vem, pois é previsto um curso por ano, com inscrição máxima de 25 participantes.

Editores - 19/março/2013
Luiz Spinola

Leia outras postagens neste blog procurando nos MARCADORES, à direita.

Alguns dos presentes no antigo barracão que, por enquanto,
é local provisório de encontros e reuniões.


Um projeto para conquistar parte da fazenda Capão das Antas para a Reforma Agrária Ecológica !! - Você pode contribuir com o projeto !! - Vai lá !!















O mesmo curso na cidade de Monsenhor Paulo





quinta-feira, 14 de março de 2013

NOTÍCIAS E ARTIGOS DOS SEM-TERRA - Março/Abril-2013 - Reforma Agrária em foco - Preferencialmente boas notícias - Em São Carlos e em todo o Brasil - Acompanhe as atividades dos sem-terra pelo Brasil !! - Notícias, artigos e reportagens


Esta página oferecerá links para você visualizar notícias, artigos e reportagens das atividades e acontecimentos dos sem-terra em todo o Brasil.

Notícias da Mídia Amiga


2013, 2014....
Pequenos ou grandes acampamentos, coligados
 diretamente a movimentos organizados, ou
independentes....todos são unidos em uma luta comum :
 a conquista de um pedaço de chão, a defesa de uma
 reforma agrária ampla e irrestrita e a transmissão de
 princípios e ações que levem a sociedade e as autoridades
a reconhecerem o sagrado direito à terra.
Os já assentados também lutam para a conquista de
 outros direitos e reforçam a luta geral dos
 sem terra.




Para ver as notícias recentes da Mídia Comum, clique aqui
 


BNDES abre financiamento para pequeno produtor agroecológico

Linha de crédito é voltada para comunidades tradicionais e agricultores familiares
24/janeiro/2014




Veja artigos no rodapé da página




Todas notícias | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra www.mst.org.br/noticias 



Integrantes do MST interditam BR-101, em Carapebus, Norte ...
Globo.com - Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) interditaram na última sexta-feira (24) a BR-101, próximo a Carapebus, Norte Fluminense. A mobilização ...

Justiça condena dois acusados do Massacre de Felisburgo
Jornal do Brasil - ... morte de cinco camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no "Massacre de Felisburgo", informaram fontes oficiais.


Destaque de 2013 :

ÍNDIOS TERENA SÃO EXPULSOS DE SUA PRÓPRIA TERRA - 95/06/2013
Em arbitrária e injusta operação de reintegração de posse, mandada pelo poder judiciário, o governo federal e o proprietário, um ex-deputado latifundiário, os índios sofreram trágica reintegração de posse na fazenda Buritis, no MS
Em Ambiente Social - blog


MODELOS :





Água mole em terra dura: uma pequena revolução no sertão pernambucano
Em Pernambuco, assentamentos no Vale do São Francisco mudam radicalmente a vida de centenas de sertanejos através da produção irrigada de frutas






Irrigação auxilia produção de famílias nos assentamentos em São Mateus

Luta, reforma agrária e produção no Espírito Santo

Cultivos de café e pimenta-do-reino em pequenas propriedades, frutos da luta pela reforma agrária, garantem riqueza e distribuição de renda a agricultores em São Mateus (ES)




Todas notícias | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra www.mst.org.br/noticias 










Artigos :




Poderes dominantes sobre as famílias dos sem terra

Eliminando preconceitos em relação aos sem terra

Arbitrária reintegração de posse em São Simão-SP

A parcialidade ou imparcialidade nos julgamentos dos juízes

O direito à terra e a inalienabilidade da terra (a terra não poderia ser vendida)



Para ver as notícias recentes da Mídia Comum, clique aqui

Siga este blog para receber em seu email as novidades !!